A fotografia no estímulo ao aprendizado

Em 2017 cooperei com o Coletivo Conviva Diferente em aulas de português para imigrantes e refugiados. Tive a oportunidade de dar aulas de português utilizando a fotografia como veículo de estímulo ao aprendizado. Ao  visualizar a ação na fotografia o aluno criava uma identificação com  palavras e frases da língua portuguesa.
 

O uso dos sentidos para criar uma proximidade com a nova língua. O falar vem da escuta, que também vem do olhar. A intenção era sair do "aprendizado padrão" e criar uma relação direta com a língua utilizando a imagem como reconhecimento da ação. O entendimento vem do olhar que depois se identifica na escrita e no falar.
 

Na aula piloto, com a utilização de fotografias como mecanismo de estímulo ao aprendizado, apresentei fotografias para os alunos criarem frases utilizando os verbos SER e ESTAR e o conhecimento do vocabulário de acordo com a composição da fotografia. A resposta dos alunos foi  a  criação de pequenas histórias de acordo com a percepção a cada foto apresentada.

 

Aula piloto: 14/10/2017

© 2018 Karla da Costa

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram